quinta-feira, 7 de março de 2019

A Cidade como Espaço de Aprendizagens



No dia 19 de fevereiro tive a oportunidade de conhecer o Projeto Tamar, que dispõe de um oceanário encantador,  no qual  eu pude conhecer os diversos tipos de tartarugas marinhas existentes no litoral sergipano, tínhamos sempre a presença da guia e bióloga nos passando vários esclarecimentos sobre a importância e sobrevivência das tartarugas marinhas o que tornou o momento ainda mais enriquecedor, além disso se encontra espalhado pelo oceanário placas contendo mais informações a cerca dos animais e outros artefatos presentes la. Nessa visita pude conhecer diversas especies de peixes, pude ver também  pela primeira tubarões, e conhecer um pouco mais sobre as características de cada um, uma experiencia fantástica.




Em um segundo momento fomos almoçar no centro de Aracaju na Rua do Turista que funciona em um prédio que antigamente funcionava uma escola e atualmente além de funcionar o Museu do Artesanato de Sergipe funciona também uma praça de alimentação. 




E por ultimo, mas não menos importante fomos ao Museu da Gente Sergipana, um museu altamente tecnológico e interativo, nele a gente pode ter contato com vários momentos históricos do nosso estado, sua cultura local, sua biodiversidades, cada um exposto de uma forma diferente por exemplo além de um mural com  dados sobre nosso ecossistema tivemos a oportunidade de entrar em um túnel  que projetava esses ambientes de forma muito real. Outro momento bastante interativo foi quando pude ter contato com as diversas culinárias presentes em nosso estado, à partir de uma bancada digital  na qual escolhemos os ingredientes que compõem a receita em questão, tivemos contato também com  as tradicionais feiras que ocorrem em várias cidades do nosso estado e podemos ter contato com vários objetos que fazem parte da nossa cultura, o museu também possui uma biblioteca virtual que além de livros impressos possui e-books, e além desses o museu está repleto de um acervo muito interessante e enriquecedor que nos aproxima bastante da realidade de várias culturas presentes em nosso estado, de épocas passadas e de toda sua história. Além desses momentos tiveram outros tão legais quanto esses e que me proporcionaram mais entendimento diversas coisas,  de uma forma muito divertida e descontraída, me fazendo notar de como as tecnologias podem ser utilizadas de uma forma enriquecedora e para melhorar e tornar mais interativos esses momentos educativos. O Museu da Gente Sergipana foi construído em um antigo prédio que foi restaurado mas que manteve sua arquitetura, o mesmo possui um acervo muito rico culturalmente.





Estágio e as TIC na Formação de Professores

https://topicosespeciaisemeducacao.files.wordpress.com/2015/04/tics.jpg    As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)...